24 de mar. de 2014

Sequência Didática “Cantigas de Roda” - Berçário II

A Sequência Didática - Cantigas de Roda, propôs experiências que promoveram o relacionamento e a interação dos pequenos com as diversificadas manifestações da música. 
Apreciando as cantigas de rodas representativas, como a música Borboletinha, fizemos nossas próprias descobertas, como no olhar enigmático da pequena Giovana  ao perceber que a cola secava em sua mão, Emanoel repetidamente carimbava sua mão novamente observando que a tinta ficava no papel, outros manifestaram neste processo aflição esperando com a mão aberta para que fosse limpa e  outros contentamento.
Luiz Miguel atentamente olhava como o amigo Rafael manuseava o fantoche ao cantarmos a música o Sapo Não Lava o Pé, não levou muito tempo, para ele também realizar os seus próprios movimentos, numa gostosa brincadeira com a turma.


Já na parede do nosso solário surgiu uma teia. 
Será que foi obra da Dona Aranha?
Então, na exploração com as luvas, que naquele momento era a poderosa Dona Aranha, Gustavo de Arrazão numa contagiante gargalhada empolgou a todos. 

 


Mas  a grande surpresa foi a visita de um pintinho bem barulhento. A alegria estava estampada no rostinho de cada uma das crianças, misto de curiosidades de muitos, receio de alguns, mas euforia de todos.
Nosso novo amigo é o Pintinho Piu e caso você encontre ele piando por aí, não esqueça: Ele adora um afago na cabeça e de ouvir a música Pintinho Amarelinho.




         Bernardo amou este momento, não demonstrou medo e quis pegar o Pintinho Piu no colo fazendo um gostoso e delicado carinho.
         Através de um sorteio o amigo Luiz Carlos foi o sortudo e levou o Pintinho Piu para um sítio e sua mamãe Karina nos prometeu enviar fotos da sua nova família e assim acompanharmos o seu crescimento.



Todas as nossas vivências estão registradas e irão para casa em forma de um livro que está sendo confeccionado com a letra das músicas para que toda a família possa cantar com os pequenos. 

Foram dias de muita diversão e novidades empolgantes. De todo feito, o prazer maior foi nosso: Professoras Jéssica, Ana e Edna, em ver o brilho no olhar de cada uma das crianças com as surpresas e experiências vividas  através desta linguagem MÁGICA.


























REUNIÃO PEDAGÓGICA PARA AS FAMÍLIAS

Agradecemos a presença das famílias nas Reuniões Pedagógicas de sala nos respectivos dias: 


  • 17/03 - Berçário I e II.
  • 18/03 - Maternal I A e B.
  • 19/03 - I P A e B, II P A, B e C.
  • 20/03 - Maternal II A e B.


Segue abaixo os gráficos que mensuram o índice da presença e ausência:











PARA REFLEXÃO

FAMÍLIA A PRIMEIRA ESCOLA

       A importância da família na formação da alma é imprescindível. A escola tem o seu papel formador, mas é na família que a criança terá toda a base da construção do seu EU, tanto moral como cognitiva.
         Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?
         Uma criança que aprende respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive.




13 de mar. de 2014

ASSEMBLÉIA GERAL DE PAIS


No dia 11 Março de 2014 realizamos a primeira Reunião com as Famílias que frequentam o CEI Espinheiros.
Nesta ocasião realizamos a apresentação do Projeto Político Pedagógico da instituição, Plano de Ação 2014, Calendário da Educação Infantil, Funcionários, Membros da Associação de Pais e Professores, e o retorno da pesquisa feita com as famílias no final do ano de 2013 sobre o trabalho desenvolvido na instituição.
Realizamos também a Prestação de Contas da APP do ano de 2013.
Após o momento Cívico, o Senhor Lobo convidou os seus amigos e apresentou para as famílias o teatro "A Horta do Senhor Lobo". Além de toda reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável e até mesmo de proporcionar  a degustação de legumes e hortaliças, o senhor Lobo juntamente com o seu amigo Caranguejo, abriu o Projeto vencedor da 21ª Edição do Prêmio Embraco de Ecologia - Na Enchente da Maré. Uma Aventura no Berçário do Mar, para a comunidade dizendo:

 _”O Manguezal é o nosso quintal e jardim, é o lugar que nos abriga. ” 

E convidou a comunidade para participar efetivamente das propostas.

Gostaríamos de agradecer as famílias que puderam comparecer na assembleia, reservando um tempo da sua rotina para participar da educação do seu filho no CEI. Lamentamos pelas famílias que não puderam comparecer neste momento, pois perderam a oportunidade de estarem mais próximos da educação do seu filho (a).

Outros momentos:

Apresentação das Mascotes do Projeto

Efetivação do Blog do CEI.

Baile no Mangue


Sexta-feira 07/03 nossos pequeninos se divertiram no Baile no Mangue. As famílias foram muito criativas, pois apareceram por lá: Caranguejos, Garças, Guarás, Sereia...
No final houve a entrega das Revistas com as Aventuras do Menino Caranguejo (Doação do Instituto Menino Caranguejo). O próprio senhor Caranguejo distribuiu as revistas para as crianças.

E a apresentação das Mascotes das turmas. As crianças estão curiosas sobre os animais que vivem no manguezal.


6 de mar. de 2014

Novidades na Cozinha

A APP do CEI Espinheiros presenteou as suas cozinheiras com um multiprocessador para um melhor desempenho nos serviços realizados.

As meninas estão muito felizes com a aquisição e agradecem o presente.


Da esquerda para a direita: Marli, Joselma, Josilene, Inês, Rosélia.

3º Momento Cultural

A Turma do II Período A das Professoras Eloise e Zeli, trouxeram para nossa alegria e deslumbramento, lindas borboletas coloridas para o Momento Cultural. Era a dramatização da história Romeu e Julieta.




2º Momento Cultural

A equipe do CEI Espinheiros começou o ano inspirada. Olha ai quem deu o ar de sua graça.
O Lobo!
Agora ele não bufa as casinhas dos Porquinhos, e nem persegue a Chapeuzinho Vermelho. O Senhor Lobo, é o guardião da horta do CEI Espinheiros e junto com seus amigos D. Coruja, a Coelhinha, o Caranguejo... preparou uma festa para as crianças, regado a saladas de legumes e hortaliças.
Hum, que delicia!
Ele também lançou um desafio para todos:
Ajudá-lo a cuidar da horta do nosso CEI!

Quem vai ajudar o Senhor Lobo?