24 de jul. de 2014

A COPA NO CEI ESPINHEIROS

Foi o tema da festa da família, embora que nesta data estávamos um pouco triste com a desclassificação, na copa oficial. Mas no CEI as crianças fizeram valer o esforço para manter a temática e ocorreu durante o evento a final da copa do CEI Espinheiros, que durante os jogos do Brasil também realizaram os seus jogos.
Agradecemos a todas as funcionárias que trabalharam em prol do evento, preparando as pizzas.


Agradecemos as crianças pela entrega durante todo o campeonato, a Marlete que tomou frente à proposta nos momentos dos jogos e pelo preparo de todo o material.
Ressaltamos o trabalho em sala das professoras trazendo para esta atividade factual aprendizagens para as crianças sobre a temática.
Os colaboradores que doaram os brindes da Ação Entre Amigos e outros. O Sr. Cristhiano pai do Cristhian do Berçário I que cantou para os presentes.
As famílias pela cooperação e participação. E informamos a todos que a prestação de contas da festa está no mural do CEI para a sua contemplação, ressaltando mais uma vez que o objetivo da arrecadação da festa será destinado à revitalização dos espaços. 











Durante o evento compartilhamos com a comunidade a conquista do nosso 2º Selo de Qualidade. Parabenizando equipe da cozinha.




Só com o comprometimento de todos iremos melhorar ainda mais a qualidade no atendimento as nossas crianças e isso perpassa a todas as dimensões.

A CONSTRUÇÃO DO BARCO - PROJETO INSTITUCIONAL NA ENCHENTE DA MARÉ UMA AVENTURA NO BERÇÁRIO DO MAR

Após a compra do material para a construção do barco, era hora de um dos parceiros colocar em prática o seu ofício de mestre construtor. O Sr. Cláudio morador no Coamsa/Epinheiros está construindo com maestria e carinho o nosso barco.
Durante a visita da Valéria e da Maria Eli agora no recesso escolar, ele não parou de mencionar suas expectativas quando as crianças virem o barco, e compartilhou a história do seu netinho de 9 meses  que ao visitar o vovô no ateliê, brinca no barco.
Ainda falta mais um pouquinho, até prepararmos todo o espaço do observatório, mais estamos no caminho.
Precisamos de sugestão para deslocar o barco do ateliê do Sr. Cláudio para o morro no CEI. quem tiver uma ideia  deixar comentário ou entrar em contato.
Ressaltamos nossos agradecimentos da parceria da Embraco/Ecologia que embarcou literalmente junto conosco nesta aventura.
Sr. Cláudio nosso barco está lindo, o senhor captou a essência do projeto, que é tornar este espaço além de todas as aprendizagens que poderá gerar um lugar "brincável." Parabéns e obrigada por também ser parceiro do projeto.



















PALESTRA PARA AS FAMÍLIAS

No dia 16/07 antes da saída para o recesso de julho, as famílias das turmas do I e II Período foram contemplados no  momento da entrega da Avaliação do 1º Semestre, com um bate papo com o Psicologo João, que atendendo a solicitação desta instituição veio falar ás famílias sobre dois assuntos pertinentes na arte de educar: "Identidade e a descoberta do corpo da criança" e  Limites"
Agradecemos ao João, as famílias e aos funcionários, que se fizeram presente numa quinta-feira após a jornada de trabalho, para falar sobre estas questões que sempre estão em evidência, seja em casa ou dentro da instituição.






4 de jul. de 2014

PROJETO NA ENCHENTE DA MARÉ UMA AVENTURA NO BERÇÁRIO DO MAR - EXPERIÊNCIAS NAS TURMAS DAS PROFESSORAS VOLANTE ANA E KELLY


Durante os meses de abril a junho as crianças tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento a cerca do manguezal, para isto foram realizada diversas atividades envolventes que estimularam a curiosidade e o gosto em conhecer o ecossistema.
Nessas atividades percebemos o envolvimento das crianças, tiveram muita alegria, curiosidade, se divertindo e fazendo novas descobertas na ampliação de seus conhecimentos de mundo. Essas propostas foram desenvolvidas em diferentes espaços dentro e fora do CEI, proporcionando momentos significativos e desafiadores de exploração dos espaços e dos diversos materiais oferecidos.
Com o objetivo de conhecer as principais características desse ecossistema, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer por meio de imagens de livros, internet a origem do manguezal bem como a  flora que compõe o ecossistema, com o passeio puderam conhecer na prática o que aprenderam na sala de aula.

Durante a visita as crianças observaram o mangue identificando o mangue branco e o mangue preto fazendo comparações pelas raízes escoras que partem do tronco e ramificam-se antes de atingir o solo percebendo a diferença entre eles. Observaram também como funciona o manguezal, o prejuízo da poluição e materiais não biodegradáveis dentro do ecossistema e perceberam o quanto à ação do homem tem provocado desequilíbrio no meio ambiente e a importância de proteger esse rico ecossistema.