22 de nov. de 2014

A AVENTURA CONTINUA!


No último dia 20 de Novembro num cerimonial inesquecível, brindado pelas palavras do educador José Vicente de Freitas (Consultor da UNESCO e do Programa  das Nações Unidas para o desenvolvimento da área de Educação Ambiental), o CEI Espinheiros foi premiado com o troféu Quero-Quero na Categoria Transformação na 22ª Edição do Prêmio Embraco de Ecologia com o Projeto Institucional Na Enchente da Maré - A Aventura Continua... defendido pelas professoras Francine e Marinês.
Vamos ter dois anos para aplicação das propostas. Muito trabalho nos aguarda, mas com o entusiasmo das duas professoras, com a motivação da gestão, com o encantamento das crianças, com o desejo das famílias, com a vontade de fazer dos funcionários e com o apoio dos parceiros, os desafios serão alcançados. Acreditamos!
_"Precisamos mostrar às crianças que o mundo é bom e belo, e  para isso, todos nós, indistintamente, devemos fazer a nossa parte. Este é o legado que podemos deixar enquanto educadores". Diz José Vicente, chamando atenção para o papel de quem exerce a função de trabalhar com a educação.
Agradecemos de forma muito especial a professora Kelly, pois o novo projeto é uma continuidade do projeto que foi defendido por ela no Prêmio Embraco de Ecologia anterior. O nosso espaço educador o Espião do Mangue, que foi construído com o recurso da categoria Ação, foi e é um espaço de provocação para a comunidade, e foi o percussor nesta nova proposta. Nesta nova aventura! 
Trazer o conceito da sustentabilidade para a comunidade do CEI Espinheiros, propondo uma gestão inovadora dos recursos naturais em busca de uma sociedade mais sustentável, sendo economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta - de forma concomitante - está posto como um grande desafio por toda a comunidade do CEI Espinheiros.



Da esquerda para a direita Categoria Ação: CEI Miosótis, CEI Amandos Finder, CEI Meu Pequeno Mundo. Categoria Transformação: CEI Espinheiros. Categoria Ação: CEI Estrelinha Brilhante.

ENTÃO PESSOAS, NA ENCHENTE DA MARÉ A AVENTURA VAI CONTINUAR!

OLHA A SELF ANTES DA APRESENTAÇÃO DA DEFESA: Francine, Marinês, Valéria e Maria Eli - Os corações neste momento estavam aflitos, mas felizes....


Marinês, declamando sua poesia e e emocionando com a sua história de sua vida.


 Francine, expondo aos jurados as propostas do projeto.


Uma grande referência, José Vicente de Freitas e Equipe do CEI Espinheiros, após a defesa oral. 
Nossos corações estavam muito mais acelerados e muito mais felizes....

Parabéns as funcionárias do CEI Espinheiros, que se colocaram em cheque e com garra foram defender a proposta. Parabéns ao Prêmio Embraco de Ecologia, que assim como nós busca um olhar sensível para o seu lugar, e aprendendo a olhar para si, ousa um olhar descortinado para ver o mundo.

A AVENTURA CONTINUA!

A AVENTURA CONTINUA!

2 de nov. de 2014

Análise da Água e do Solo do Manguezal com os recursos adquiridos com o Projeto Institucional Na Enchente da Maré Uma Aventura no Berçário do Mar

Ao fazer a coleta dos materiais, observamos que os resíduos jogados em torno do manguezal diminuíram consideravelmente, até mesmo começam a aparecer outras vegetações que não são característicos desta flora, como exemplo as florzinhas amarelinhas.
Levando os materiais para a sala de aula, era hora de analisa-los, foi encontrado pelo grupo:

Folhas - Raízes - Pedras - Lama - Filhote de Caranguejo.

Comparamos o material encontrado com o estudo feito anteriormente através de textos informativos, imagens e documentários.
Em posse dos recursos as crianças se sentiram verdadeiros cientistas, pesquisando e analisando o ecossistema.