24 de mar. de 2014

Sequência Didática “Cantigas de Roda” - Berçário II

A Sequência Didática - Cantigas de Roda, propôs experiências que promoveram o relacionamento e a interação dos pequenos com as diversificadas manifestações da música. 
Apreciando as cantigas de rodas representativas, como a música Borboletinha, fizemos nossas próprias descobertas, como no olhar enigmático da pequena Giovana  ao perceber que a cola secava em sua mão, Emanoel repetidamente carimbava sua mão novamente observando que a tinta ficava no papel, outros manifestaram neste processo aflição esperando com a mão aberta para que fosse limpa e  outros contentamento.
Luiz Miguel atentamente olhava como o amigo Rafael manuseava o fantoche ao cantarmos a música o Sapo Não Lava o Pé, não levou muito tempo, para ele também realizar os seus próprios movimentos, numa gostosa brincadeira com a turma.


Já na parede do nosso solário surgiu uma teia. 
Será que foi obra da Dona Aranha?
Então, na exploração com as luvas, que naquele momento era a poderosa Dona Aranha, Gustavo de Arrazão numa contagiante gargalhada empolgou a todos. 

 


Mas  a grande surpresa foi a visita de um pintinho bem barulhento. A alegria estava estampada no rostinho de cada uma das crianças, misto de curiosidades de muitos, receio de alguns, mas euforia de todos.
Nosso novo amigo é o Pintinho Piu e caso você encontre ele piando por aí, não esqueça: Ele adora um afago na cabeça e de ouvir a música Pintinho Amarelinho.




         Bernardo amou este momento, não demonstrou medo e quis pegar o Pintinho Piu no colo fazendo um gostoso e delicado carinho.
         Através de um sorteio o amigo Luiz Carlos foi o sortudo e levou o Pintinho Piu para um sítio e sua mamãe Karina nos prometeu enviar fotos da sua nova família e assim acompanharmos o seu crescimento.



Todas as nossas vivências estão registradas e irão para casa em forma de um livro que está sendo confeccionado com a letra das músicas para que toda a família possa cantar com os pequenos. 

Foram dias de muita diversão e novidades empolgantes. De todo feito, o prazer maior foi nosso: Professoras Jéssica, Ana e Edna, em ver o brilho no olhar de cada uma das crianças com as surpresas e experiências vividas  através desta linguagem MÁGICA.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário