5 de abr. de 2014

Do Ovo à Juju

Ao nos depararmos com a proposta de criar um mascote para a turma do Maternal IIA, nós, as professoras, pensamos que seria muito importante para as crianças que suas famílias pudessem participar desta escolha.
Como os pássaros e seus voos rondam o imaginário de nossas crianças, escolhemos o pássaro para representar nossa turma. Mas qual pássaro? Afinal, no manguezal existem tantos... Enviamos então, para as famílias, uma pesquisa perguntando qual pássaro do manguezal eles mais conheciam.
Com as crianças, lemos uma a uma a resposta que as famílias nos enviaram! Foi muito gratificante para elas, ouvirem a professora ler o que seus pais, irmãos e avós responderam!!

Elaboramos um cartaz, com os nomes dos pássaros citados e representamos cada voto das famílias com um risquinho ao lado. O pássaro mais conhecido e citado pelas famílias foi a Garça!

Mas, da garça, as crianças conheciam muito pouco, então a professora trouxe para a turma uma pesquisa e ao final, as crianças criaram um novo cartaz, contendo novos conhecimentos relatados pelas crianças e algumas fotos também.

É, a Garça sempre aparecia em uma brincadeira ou conversa, como vemos na foto, Davi Mendes modela uma garça voando;

E Hellen faz um ovo de garça num singelo ninho.

Mas, dar as caras que é bom mesmo, Dona Garça, nada... Sempre que iam ao parque, as crianças procuravam a Dona Garça, mas, acho que Dona Garça, estava mesmo era muito ocupada, pois nunca aparecia.

Até que um dia, ao chegarmos na sala, encontramos um ovo dentro de uma bacia! É, isso mesmo, um ovo em uma bacia! E para nossa surpresa, era de Garça! As crianças logo trataram de dar um nome à pequena garça que estava no ovo. Seu nome é Juju!!

E como ela estava em uma bacia, e não era nada aconchegante lá dentro, as crianças colocaram suas mãos em volta para aquecer o ovo, talvez assim, nascesse a nossa tão esperada amiga Juju...

Mas também não adiantou. E nada da Juju nascer. Foi então que decidimos leva-la até a árvore na entrada do CEI, pois as crianças descobriram na pesquisa, que os ninhos ficam no alto das árvores. Toda a turma quis fazer pose junto com o ovo da Juju!

E não é que deu certo mesmo, alguns dias depois, nasceu nossa amiguinha Juju, a Garça! E logo que aprendeu a voar veio nos visitar! Não é mesmo uma gracinha esta Garça!!

Sabem do que mais, descobrimos em nosso passeio ao manguezal aqui perto do CEI, que a Dona Garça estava mesmo muito ocupada chocando o ovo da Juju, por isso era tão difícil vê-la por aí voando. Mas agora, como a Juju está aos cuidados da turma do Maternal II A, a mamãe Garça pode voar pelo manguezal bem tranquila.
E olha só, ela veio voar bem pertinho de nossa turma!! Foi uma alegria geral!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário