11 de abr. de 2014

Palestra para as crianças sobre o projeto “Toninhas”

As crianças estão muito envolvidas no projeto “Na Enchente da Maré – Uma Aventura no Berçário do Mar” cada turma está estudando um determinado assunto relacionado ao manguezal. As famílias também estão sendo envolvidas em palestras e tarefas junto as crianças, o diário de bordo junto com o mascote está possibilitando muitas aprendizagens em família.
Durante a palestra sobre o projeto “Toninhas”, as crianças interagiram, fazendo perguntas e relatando sobre o que estão aprendendo. Algumas perguntas:
_Por que o golfinho tem esse nome de Toninhas?
_Existe cobra no manguezal?
Fizeram comentários sobre o poder e não poder pescar. Sobre o uso do binóculo e monóculo. Entre outras perguntas e comentários.
Ficaram eufóricos quando viram as mascotes na tela ao lado das imagens dos animais que vivem na Baía da Babitonga e do manguezal, demonstraram sentimento de pertença, alegria e valorização pelo que estão aprendendo e produzindo. Foi um momento mágico para as crianças e para os funcionários que na mesma proporção estão envolvidos com a proposta.
Outro momento de descobertas foi ao explorar, tocar a Toninha e o Guaxinim, algumas crianças mostraram medo e receio, outras não queriam mais parar de tocá-los, observavam as características dos animais numa postura investigativa.
Foi um momento de muita aprendizagem e troca de conhecimento, entre os pares, os funcionários e as palestrantes.
Podemos perceber o quanto está sendo válido construir com as crianças uma relação sensível com o lugar onde vive. É este conhecimento que fará a diferença para a preservação deste lugar, pois só cuidamos daquilo que conhecemos.











Agradecemos a equipe do "Toninhas" por se colocar como parceiros da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário