17 de ago. de 2015

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Com o objetivo de integrar toda a comunidade escolar, a rede municipal lança a IV Mostra Pedagógica da Semana Nacional da Educação Infantil,  que este ano será realizada nas Unidades Escolares, de 24 a 28 de agosto. Assim todos os CEI´s organizam sua exposição, oportunizando que crianças e professores possam mostrar a comunidade escolar os projetos e experiências com enfoque pedagógico, desenvolvidos ao longo do ano letivo. 
 O Centro de Educação Infantil Espinheiros organizou suas propostas para esta semana especial, sendo a brincadeira e as interações postas não como pano de fundo, mas como eixos norteadores de todas as propostas em dialogo efetivo com outras linguagens como, por exemplo, a arte dentre tantas outras.
Nosso objetivo principal é celebrar a infância e a criança através de vivências que incrementem o seu repertório cultural e favoreça a aprendizagem com significado. 
 Ações Previstas

Segunda-Feira 24/08


1º - As crianças serão recepcionados por personagens de histórias infantis, interpretados por pais que já foram crianças do CEI. No início da manhã o momento do acolhimento será realizado na sala de cada turma, onde acontecerá uma contação de história.
2º - No momento da saída aproximadamente 17:00 haverá uma apresentação cultural com o Instituto Cultural Ademar Cesar, com a “Dança Inclusiva” para abrir a exposição “Meu Boneco Palito – Que a alegria seja apenas uma das fantasias da folia” Essa exposição é parte da proposta do Projeto Institucional Na Enchente da Maré a Aventura Continua... 
 
Terça-Feira 25/08

         1º - Acolhimento Coletivo (cantinhos de acolhimento).
2º - Na entrada e saída será servido suco verde preparado com hortaliças da nossa horta, colhidas na véspera e preparada no dia pelas crianças na nossa cozinha experimental. As crianças do II Período serão responsáveis pela escrita da receita que serão distribuídas no momento da saída. Para acompanhar o suco serão servidos legumes da horta para degustação.

3º -  Contação de história realizada pelos irmãos mais velhos das crianças.

Quarta-Feira 26/08


Baile de Máscaras – No varandão na parte da manhã aproximadamente (9:30) faremos um baile, com máscaras construídas pelas famílias e suas crianças em casa. As crianças do primeiro ano do CAIC, que saíram do CEI no ano passado também foram convidadas, sendo que suas máscaras serão confeccionadas com a ajuda de funcionários e pais.



2º - Período vespertino (15 horas) - cantinhos para as linguagens artísticas:
- Modelagem: Apresentação do torno – Responsável: Artista Valdir;
- Música: Instrumento musical Trompete – Responsável: Artista Roni;
-   Pintura: Nos espaços do Cei - Responsável: Professoras.


Quinta – Feira 27/08

     1º - Campeonato de bambolê para os funcionários (PERFORMANCE) – Após o lanche da manhã todas as turmas se reunirão no espaço do varandão para o campeonato de bambolê. 

2º - Dia do Pijama - Soninho Coletivo no espaço do varandão coberto. Com os funcionários, as crianças organizarão o espaço para o soninho.

Sexta-feira 29/08


1º - Oficinas para construção de brinquedos a partir de material reciclados (Os pais serão responsáveis para trazer o seu material e poderão construir o brinquedo com o filho):


 Pião


 

Bilboquê
 

 Cavalinho



Vai e vem

 

2º - Brincadeiras com os brinquedos construídos: durante a manhã e tarde.


3º - Piquenique preparado pelas turmas.



“Não pode haver trabalho eficaz e satisfatório sem o brincar, Não pode haver som e pensamento sem o brincar”.

Charles Dickens 1864



Nenhum comentário:

Postar um comentário