4 de jul. de 2014

PROJETO NA ENCHENTE DA MARÉ UMA AVENTURA NO BERÇÁRIO DO MAR - EXPERIÊNCIAS NAS TURMAS DAS PROFESSORAS VOLANTE ANA E KELLY


Durante os meses de abril a junho as crianças tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento a cerca do manguezal, para isto foram realizada diversas atividades envolventes que estimularam a curiosidade e o gosto em conhecer o ecossistema.
Nessas atividades percebemos o envolvimento das crianças, tiveram muita alegria, curiosidade, se divertindo e fazendo novas descobertas na ampliação de seus conhecimentos de mundo. Essas propostas foram desenvolvidas em diferentes espaços dentro e fora do CEI, proporcionando momentos significativos e desafiadores de exploração dos espaços e dos diversos materiais oferecidos.
Com o objetivo de conhecer as principais características desse ecossistema, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer por meio de imagens de livros, internet a origem do manguezal bem como a  flora que compõe o ecossistema, com o passeio puderam conhecer na prática o que aprenderam na sala de aula.

Durante a visita as crianças observaram o mangue identificando o mangue branco e o mangue preto fazendo comparações pelas raízes escoras que partem do tronco e ramificam-se antes de atingir o solo percebendo a diferença entre eles. Observaram também como funciona o manguezal, o prejuízo da poluição e materiais não biodegradáveis dentro do ecossistema e perceberam o quanto à ação do homem tem provocado desequilíbrio no meio ambiente e a importância de proteger esse rico ecossistema.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário