29 de jun. de 2014

BERÇÁRIO I



            Na turma do Berçário I, as rotinas são de extrema importância tanto para a saúde física como psíquica dos bebês, uma vez que proporcionam seu bem-estar. Os momentos de banho, troca de fraldas, alimentação contribuem  para seu pleno desenvolvimento e uma vez realizada em ambientes educacionais merecem um olhar educativo.
            Mostraremos  no Blog algumas crianças nestes momentos, durante a alimentação, banho de estimulação, banho de sol.
            Além de mostrá-las nas atividades do momento cultural relacionada ao Projeto Institucional Na Enchente da Maré Uma Aventura no Berçário do Mar, onde as crianças foram caracterizadas com fantasias feitas de materiais recicláveis pelas famílias. Na sala estão manipulando móbiles com formas de animais marinhos, dentro desses móbiles colocamos ervas como Camomila, Manjericão e Hortelã para estimularmos o olfato dos bebês.

            Estaremos também mostrando algumas crianças nas atividades sequenciadas que estamos realizando com sons, onde elas aparecem manuseando a Bandinha e os móbiles de chocalhos.


















23 de jun. de 2014

Olha Parece Um Barco de Pirata!


A Baia da Babitonga é uma Baia do litoral brasileiro e está situado na foz do rio Palmital, junto às duas importantes cidades Joinville e a ilha de São Francisco do Sul.
A mais 3.000 anos esta Baia era habitada pelos homens do sambaqui e no século XV e XVI se registra a ocupação de grupos Tupi-guarani denominado Carijó, mas que não resistiram a dominação europeia com o início da ocupação portuguesa  do litoral sul brasileiro.
A margem norte da Baia está à localidade de Saí (antigamente Sahí) que em 1842 foi palco de estudos importantes para o mundo pelo Dr.Benoit Jules Mure baseados na doutrina de Charles Fourier.
A Baia da Babitonga que na língua indígena quer dizer morcego é composta por 24 ilhas, e ainda é possível observar resquícios da mata atlântica.
A natureza exuberante faz deste local um lugar especial e convida a um passeio. Nesse sentido, em 17 de Junho de 2014 ás 08h30min um dia de sol brando, brisa suave e coração acelerado, 24 crianças do II Período A, acompanhadas por um responsável da família, embarcaram no píer do Espinheiros  para um passeio de barco atravessando a Baia até São Francisco do Sul, onde visitamos o Museu do Mar, em companhia dos parceiros do Projeto Na Enchente da Maré Uma Aventura no Berçário do Mar – o fotografo Marcelo Embraco Ecologia; o Cabo Carvalho da Policia Ambiental; a Rosemar do NEAM/Secretaria de Educação; a Vanessa do Projeto Toninhas; Equipe de Professores do CEI Espinheiros Ana, Eloise, Kelly, Zelir; Márcia e Maria Eli. Agradecemos também ao senhor Djair das Escunas Maraike pela sua disponibilidade e pelas palavras, chamando atenção, sobre os cuidados com este lugar.
Algumas falas dos participantes do passeio, juntamente com o registro fotográfico, para elucidar este momento especial, mágico e de aprendizagens significativas para as crianças, que recomendam a aventura e fazem um apelo ao poder público e a população principalmente de seu entorno, para a preservação deste lugar.
_"O meu desejo hoje, sendo tocado pela beleza desse lugar nesse momento especial para as crianças e para o CEI, olhando toda esta beleza natural: as ilhas, as toninhas, os golfinhos, sentindo esse cheiro de vida e liberdade, vendo os olhinhos de felicidade das pessoas que estão aqui, e principalmente das crianças ao contemplar tudo isso, é que um dia o meu filho possa fazer com o filho dele o passeio que nós estamos fazendo hoje. Se cada um de nós fizer a sua parte, isso não é utópico, muito pelo contrario é real, é possível, basta mudarmos as nossas atitudes com o nosso planeta que é a casa de todos nós."  Trecho de uma conversa entre os pais das crianças.