29 de ago. de 2014


Em comemoração a Semana Nacional da Educação Infantil, esta semana a acolhida das famílias foi programada de maneira diferenciada .
Hoje, em função do nosso almoço especial que acontecerá daqui a pouco no Restaurante do Marinheiro Beto (CEI Espinheiros) o pai e o pequeno Pietro (I P A) a caráter, recepcionaram a comunidade no início da manhã entregando barquinhos (dobradura e pintura) feitos pelas turmas, sendo que dentro deles, havia a singela poesia da professora da Escola Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira (CAIC) Vanderléia do Nascimento, que estamos trabalhando com as crianças,

NO SOBE E DESCE DO BARCO
O PESCADOR JOGA A REDE AO MAR
REDE É CAMA 
ONDE O PEIXE DESCANSA AS ESCAMAS
ETERNAMENTE A SONHAR.

Obrigada a todos que fazem o Projeto Institucional Na Enchente da Maré Uma Aventura no Berçário do Mar acontecer.
Hoje, em especial ao Sr. Hosman e seu filho Pietro que representaram os Marinheiros e a professora poetisa.



Quem também esteve por aqui no dia de hoje foi a mãe da Kamilly  (II P B) Roseli, que veio contar história no jardim do CEI.
Agradecemos a ela por este momento especial.


28 de ago. de 2014

O Manguezal no entorno do CEI Espinheiros

Documentário realizado com as turmas do 2° Período B e C. Sendo este uma atividade do Projeto Institucional "Na Enchente da Maré uma Aventura no Berçário do Mar".


27 de ago. de 2014

VISITA DO GRUPO PROVE DA EMBRACO


A turma do Prove da Embraco visitou o CEI Espinheiros e após a reunião com a direção foi conhecer o espaço do Observatório que está em processo de construção..

VISITA DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA NA REDE MUNICIPAL DE JOINVILLE


O CEI Espinheiros foi agraciado com a visita dos professores Nelson e Maria das Graças do INEP.



Contação de História - "O Pescador, o Anel e o Rei"

Numa manhã ensolarada as professoras Edivaney, Kelly, Francine, Márcia, Nilma e Marinês abrilhantaram com seus talentos a Semana Nacional da Educação Infantil apresentando às crianças do CEI Espinheiros o conto popular "O pescador, o Anel e o Rei".









Eleição do Nome do Barco - Observatório



Resgatando as histórias da comunidade e tecendo com as nossas histórias, inspira-se como nome do projeto Na Enchente da Maré – Uma Aventura no Berçário do Mar, que foi contemplado na 21ª do Prêmio Embraco Ecologia, trazendo como proposta a construção de um espaço educador — Observatório.
Idealizado no formato lúdico e brincável de um barco o Observatório convida a uma aventura no habitat da vida marinha: o manguezal. Uma interessante descoberta que passará o tempo todo pela experiência de ser e estar no mundo.
Pretendemos que este espaço seja um marco de reflexão, um novo ponto de partida, para que a comunidade tenha uma educação ambiental qualificada, com a adoção de princípios e práticas sociais sustentáveis, e possa tecer o seu compromisso com o planeta, sobretudo com o manguezal que é um berçário de vida, sendo a criança posta como foco principal.
Como o espaço está em fase de sua conclusão chegou a hora de escolhermos o nome do barco, então a comunidade indicou alguns nomes e destes os mais votados foram três que estarão dispostos para a eleição através do Blog.
Neste sentido, convidamos todas as unidades da Rede Municipal de Joinville, para  votar.

1.   Barco Príncipe
2.   Espião do Mangue
3.   Toninha Feliz

Com muito carinho agradecemos a sua participação.

A Direção


18 de ago. de 2014

PINTANDO O MURO/FUNDOS

   
     No dia 11 de Agosto as crianças do CEI e da Escola Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, juntamente com os artistas do Museu Casa Fritz Alt: Jorge Hiroshi, Anderson Rosa, Jeferson da Maia e Jean participaram de uma ação do Projeto Na Enchente da Maré Uma Aventura no Berçário do Mar. 
      Utilizando as poesias construídas pelas crianças da Escola nas aulas de português e os desenhos construídos pelas crianças do CEI, iniciamos o processo de revitalização do muro externo do CEI Espinheiros que está localizado frente ao manguezal, empregando  nos materiais produzidos a técnica do lambe-lambe.
     O objetivo da revitalização é chamar atenção da comunidade para os devidos cuidados com o manguezal. 
     As crianças do CEI também construíram placas com o mesmo objetivo e utilizaram a técnica do Stencil, que as professoras Ana Moreno e Kelly Dias aprenderam no curso de artes para as professoras volantes da rede Municipal de Joinville no início do ano letivo.
    Agradecemos também o Sr Altemir (pai do Luis Miguel do M I B), que cortou a madeira para as placas e a Clarice (Braçal), que ajudou a construí-las e acompanhou as crianças no processo de fixação.

     AS FRASES CONSTRUÍDAS COM A COMUNIDADE:

EU SÓ TENHO ESTE MUNDO PARA MORAR E PARA CRESCER.
SE EU NÃO CUIDO DESTE MUNDO ONDE É QUE EU VOU VIVER.

NÃO JOGUE LIXO NO MANGUEZAL.

SALVE O MANGUEZAL.

NÃO JOGUE LIXO NO RIO.



SE VOCÊ JOGAR LIXO NO MANGUEZAL A POLÍCIA PODE TE PRENDER.